top of page
Prof. Dr. Renato Ramos

O Grupo Espeleológico Rio de Janeiro- EspeleoRio é um grupo voltado para exploração, mapeamento e turismo em cavernas. Dele fazem parte estudantes de geologia, professores, montanhista e outros profissionais e estudantes interessados em cavernas. Foi fundado em 03 de julho de 2013.

Nossas reuniões costumam ser mensais, na UFRJ-  Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

De dois em dois meses fazemos trabalho de campo na região de Cantagalo, Sumidouro e Itaocara no centro-noirte fluminense, e temos tido apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem nos cedido gratuitamente o transporte, já que vários alunos da universidade da área de Geologia desenvolvem pesquisas na região e aproveitam o trabalho desenvolvido nestes mapeamentos espeleológicos para também desenvolver suas pesquisas individuais e desenvolver trabalhos sobre o carste da região.

A EspeleoRio também realiza oficinas de topografia no Rio de Janeiro: para as oficinas utilizamos a Gruta dos Morcegos na Floresta da Tijuca, e agora estamos com planos de mapear as cavernas artificiais de Maricá, as Grutas do Spar ou Grutas de Santa Isabel, antigas minas de Caolim na região de Inoã, Maricá

 

Somos federados à SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia e temos participado das atividades da mesma como o PROCAD - Projeto Caverna do Diabo que além de monitorar as condições de travessia e equipamentos da Caverna do Diabo, em Eldorado - SP , no momento está explorando e mapeando outras cavernas da região como a Gruta do Marco.

EQUIPE

SOBRE

Explora cavernas no estado do RJ desde a década de 90. Atualmente é professor de geologia na UFRJ, orientando alunos em trabalhos com cavernas, e é tesoureiro da EspeleoRio.

Explora cavernas em todo o Brasil há mais de 20 anos. É uma das diretoras da Sociedade Brasileira de Espeleologia e atualmente ocupa o cargo de presidente da EspeleoRio.

Profa. teresa Aragão

Estudante de doutorado em geologia pela UFRJ, trabalha com cavernas há 10 anos, com experiência em grutas em rochas ferríferas, tufas calcárias, além de exploração e topografia.

MSc. Luis Henrique Sapiensa
Prof. Marcelo Lemos

Historiador e conhecedor da história indígena brasileira. Trabalha com arqueologia e artefatos em cavernas do RJ.

Flávia Dias

Estudante de Geologia na UERJ, frequenta cavernas com a EspeleoRio há 2 anos, tendo participado de diversas atividades em Itaocara, Resende e Conservatória.

Jairysson Andrade

Estudante de Geologia na UFRJ, frequenta as cavernas com a EspeleoRio há 3 anos.

Luisa Guerra

Estudante de Geologia na UERJ, frequenta cavernas com a EspeleoRio há 2 anos, tendo participado de diversas atividades em Itaocara, Resende e Conservatória.

bottom of page